Em busca de uma organização simples

jan 9, 2018 by

Já tive dezenas de aplicativos de organização no celular. Me empolgava com algum que alguém indicava e logo esquecia de atualizar as listas e o pior, em alguns momentos esquecia de coisas pelo simples fato de ignorar os alarmes de notificação no celular -detesto alertas!-. Na verdade queria me livrar de coisas, abrir espaço e com isso diminuir os papéis. Mas isso não é pra mim. Sou mais analógica do que poderia imaginar. Adoro a internet e já aprendi muito aqui. Mas quando o assunto é tecnologia para organizar, as coisas ficam mais complicadas. Não levo adiante. Ando buscando simplicidade. Há tempos venho buscando isso. Simplicidade nas coisas do dia a dia e até no trabalho. É fácil complicar. Ficamos perdidas com tantas informações e na tentativa de colocar tanta coisa em prática, no final não fazemos nada e a sensação de frustação nos domina.

Deletar

A primeira que coisa que fiz esse ano foi deletar todos os aplicativos de organização do meu celular. O alívio foi instantâneo.

Fui me sentindo tão leve que aproveitei para deletar outros aplicativos que não eram utilizados.

Papel, papel, papel

Eu gosto de papel. Gosto desse momento de introspecção de sentar em silêncio e escrever.

Tenho o hábito de escrever trechos dos livros que estou lendo e idéias que surgem durante o dia. Sinto que tira um peso da mente.

No final do ano passado me deparei com o livro “Diário em Tópicos” e a minha vontade de voltar para o papel ficou mais aguçada. Rachel Wilkerson Miller fez um guia prático com páginas muito inspiradoras e bem detalhadas sobre o método.

Você já deve ter ouvido falar do Bullet Journal, criado por Ryder Carrol. Essa foi a primeira vez que ouvir sobre o método. No inicío parece confuso, mas acredite, é super simples.

Esse é um metodo para você organizar o que você quiser desde as tarefas de casa até acompanhar algum hábito que você queira mudar. Decidi organizar as tarefas de casa e trabalho e tem sido muito prazeroso.

O método permite criar as páginas da forma que for melhor para você e de acordo com o seu objetivo.

Utilizo páginas simples e sem enfeites (se for pesquisar, verá páginas lindas, mas esse não é o meu objetivo).

Ainda estou no começo mas me sinto mais focada e tranquila. Agora meu celular é basicamente para receber notificações de email de clientes. E conforme vou recebendo os pedidos vou atualizando o meu caderno.

Métodos simples podem funcionar muito bem e não precisamos seguir mil regras. A intenção não é fazer você abandonar o aplicativo ou agenda pronta para adotar o Bullet Journal e sim inspirar você a descubrir o que funciona melhor na sua rotina.

Qual o seu método preferido?

Related Posts

Share This

Deixe um comentário!