Organização casa x trabalho

fev 15, 2017 by

Arrisco dizer que ser organizado quando você decide trabalhar em casa, talvez seja o mais importante. Sabemos que é muito fácil dispersar quando está em casa. Sem querer procrastinamos as tarefas do trabalho e no final da semana, a sensação que fica é a de que não foi produtiva, que poderia ter feito melhor. Sem falar quando os prazos começam a ficar mais apertados!

Nunca tive grandes problemas com a organização. Mas precisei testar até encontrar a que melhor se encaixa no momento atual. Aliás, fica essa dica, foque no presente e monte uma estrutura com o momento que você está vivendo. Não tente se organizar pensando no futuro. Acredite, isso não vai funcionar.

O básico todo mundo sabe:

  • Não misturar coisas de trabalho com as coisas pessoais;
  • Reservar um espaço da casa para que seja a sua mesa de trabalho;
  • Evitar usar pijama no horário de trabalho (o que parece bobagem, mas faz uma diferença enorme na produtividade!);
  • Evitar fazer as suas refeições enquanto trabalha;
  • Estipular horas de trabalho.

Hoje eu quero dividir como eu me organizo durante a semana para que eu consiga cumprir as minhas metas. O que irei falar não é regra, mas acredito que pode fazer você pensar e adaptar para a sua rotina. Afinal, sabemos que cada casa tem a sua rotina.

Um pouco sobre a rotina da minha casa

Aqui, optamos por não ter funcionária o que significa que todos devem ajudar. Mas como fico a maior parte do tempo em casa, é natural que eu tenha mais tarefas.

Essas tarefas incluem preparação do lanche da escola, arrumar para a escola, almoço, limpeza da casa diária (aquelas que precisamos fazer todos os dias como: arrumar a cama, lavar a louça etc), faxina semanal (que irei explicar melhor logo mais), buscar filho na escola, ajudar nas tarefas da escola, levar em atividades extras, jantar e banho.

Como é o meu trabalho atualmente

Atualmente estou com 2 projetos em andamento que são: a minha marca Kim e o blog. No meu Instagram pessoal também estou dividindo o que sei sobre estamparia manual e já me perguntaram se pretendo ensinar outras pessoas. Quem sabe não inicio o terceiro projeto?

Na Kim, meus produtos são feitos sob encomenda (falarei sobre estoque e encomenda em um outro post). O que significa que preciso atender clientes, criar amostras quando necessário, criar as cores que serão usadas, criar os moldes que serão estampados (carimbos ou stêncil) fazer o produto e colocar no correio. Todo o processo de confecção é manual e feito por mim e eu preciso estar atenta ao prazo passado para os clientes. Nada deve chegar atrasado! É um compromisso que tenho e que levo a sério. Se você quer ter um negócio próprio, não deixe o bom atendimento e os prazos de lado. Isso é muito importante para a reputação da sua empresa.

Aqui no blog  os posts são publicados semanalmente, toda quarta-feira. Isso tem um motivo: Como são muitas tarefas, publicar posts diariamente ficaria complicado e eu não conseguiria entregar conteúdos relevantes para vocês. Se você tem um blog ou pretende ter um (darei algumas dicas em outro post sobre organizar conteúdo para blogs), não se preocupe muito em ter posts diariamente. Estipule quantos posts irão ao ar e tenha um compromisso com os seus leitores.

Agora irei explicar mais detalhadamente sobre como divido as minhas tarefas.

Como dividir as tarefas de casa ao longo da semana

Primeiramente eu fiz uma lista, que fica imensa (não se assuste!) com TODAS as tarefas que preciso executar tanto na Kim quanto em casa e assim ficou mais fácil para organizar e dividir tudo durante a semana para que eu não perca prazos com clientes entre outras coisas. Não irei colocar a minha lista por questões de privacidade, mas é bem próxima do que vem a seguir:

Casa:

Primeiramente eu fiz uma lista de todas as tarefas que precisam ser executadas e ficou assim:

  • arrumar as camas;
  • lavar a louça;
  • almoço;
  • lavar o banheiro;
  • lavar a cozinha;
  • faxina nos quartos;
  • faxina na sala;
  • passar a roupa;
  • lavar a roupa.

Depois disso eu fiz uma lista onde dividi as principais tarefas (aquelas que precisam ser executadas toda semana) ao longo da semana e que são executadas no período da tarde, já que meu filho estuda pela manhã.

Segunda-feira: lavar o banheiro e limpar a bancada da cozinha

Terça feira: lavar o chão da cozinha

Quarta-feira:  faxina nos quartos

Quinta-feira: passar a roupa

Sexta- feira: livre para cuidados pessoais

Sábado: compras no mercado e hortifruti  e o resto do dia livre

Domingo: pela manhã preparo as refeições da semana como: lavar os vegetais, congelar as frutas que servirão de suco, cozinhar feijão etc. Essa foi a melhor coisa que implementei atualmente e que tem me ajudado bastante. Recomendo você fazer isso também. Isso garante refeições mais saudáveis além de economizar tempo na cozinha.

Como dividir as tarefas do trabalho sem perder prazos

Depois disso eu divido e encaixo na semana todas as tarefas que preciso executar como:

  • as fotos das redes sociais;
  • criação de conteúdo para os blogs;
  • atendimento;
  • criação de estampas;
  • confecção de produtos;
  • envio;
  • pós venda com clientes.

Atualmente trabalho com FOCO total pela manhã. Então nada de redes sociais (a não ser responder perguntas sobre produtos, dúvidas etc) e  o telefone fica no silencioso. Sabendo de todo o tempo que preciso para executar cada tarefa eu consigo produzir bastante já que preciso buscar meu filho na escola depois. Isso é apenas organização e eu quero mostrar com esse post que você também consegue.

Mas como saber em quanto tempo eu executo cada tarefa?

Hoje conversando com uma leitora, que tive o prazer de ajudá-la com algumas questões sobre o negócio que ela está montando, me perguntou exatamente isso. A resposta é bem simples, mas bem difícil de executar para muita gente. Só saberá quando começar! É o famoso primeiro passo, muito complicado para os perfeccionistas (eu me encaixo nisso) que acham que tudo (momento, produto, tempo, site, fotos, vídeos etc) deve estar perfeito. A verdade é que nunca estará perfeito e isso deve ser um estímulo para buscar sempre melhorar e aperfeiçoar produto e conhecimento. É assim que aprendemos e é assim que crescemos.

Não importa quanto tempo você tem, a questão é fazer o melhor que pode dentro do momento que você está vivendo.

Para finalizar, irei utilizar uma imagem que compartilhei nas redes sociais e que eu acho que resume bem o objetivo do post de hoje.

 

Share This

2 Comments

  1. Tania Ribeiro

    Parabéns Dani pelo post!!! Amei e com certeza vai me ajudar muito…Sucesso sempre pra vc. Bjs

Deixe um comentário!