Você comete algum desses erros?

abr 22, 2017 by

Quando uma mãe decide empreender dentro de casa é normal ficar perdida. Se trabalha em grandes empresas, esse sentimento de não saber por onde começar é ainda maior. Sinta-se abraçada, isso acontece com a maioria das mulheres. Se antes você tinha um chefe, agora as coisas mudaram e é você quem dita as regras.

Parece bem tentador saber que temos o controle das coisas. É preciso ficar atenta à alguns erros cometidos por muitas na hora de planejar e organizar toda a estrutura da sua empresa.

O pensamento deve ser o mesmo de quando vamos planejar a rotina das crianças. Pensamos em cada detalhe e tentamos seguir a risca para evitar estresses desnecessários, não é mesmo? É preciso pensar no plano de negócio da empresa da mesma forma que planejamos a gravidez. Estabelecer prazos, metas e objetivos é fundamental para o sucesso.

Mas como planejar?

Crie um documento que descreva o tipo de empreendimento. Descreva todas as etapas de trabalho: condições do mercado, logísticas, consumidores, fornecedores, gestão administrativa e financeira.

 

Os principais erros

Misturar contas pessoais e profissionais

Evite usar a conta da empresa como conta pessoal. É fácil perder o controle dessa forma e você acabará não sabendo quanto entrou, quanto saiu e o valor de cada coisa.

Misturar trabalho com vida pessoal

Os brasileiros estão no topo da lista de pessoas que misturam vida pessoal com trabalho. O principal erro está na falta de planejamento de tempo além das inúmeras interrupções. Se você precisa de um tempo para produzir mais e trabalha em casa, não se limite apenas à esse espaço.

É possivel ir para cafés, espaço coworking ou até um espaço na casa de alguém que você sabe que não terá interrupções da família.

Se o seu negócio não depende apenas de um computador e você precisa estar em casa para produzir, converse com a família e estipule o tempo necessário para produzir sem interrupções. Tudo pode ser conversado.

Não delegar tarefas

Um negócio exige atenção 24 horas por dia. O olhar do dono é fundamental, mas não pode ter exageros. No final você acaba escrava do próprio negócio, sem folgas, feriados etc.

Trabalhar de pijama

É tentador ficar em casa e acabar trabalhando de pijama, mas estudos comprovam uma queda na produtividade quando isso vira um hábito. O cérebro precisa saber que você vai trabalhar. Uma dica é escolher roupas que você sairia tranquilamente de casa, caso precisasse sair correndo, por exemplo.

Mas não acredito que isso seja uma regra, já conheci pessoas que não davam a menor importância para isso e rendiam muito. É preciso observar e testar o que for melhor para você.

E você? Comete alguns dos erros citados? Se sim, não fique desanimada. Amanhã é um novo dia e sempre é possível mudar e melhorar. Observe o que pode ser modificado dentro da estrutura que você já tem e não complique demais. Seja simples.

Sabe quando as crianças vão crescendo e você pensa: “Meu Deus! Acabamos de adaptar e já temos que introduzir outra novidade?” Nos negócios as coisas acontecem da mesma forma. Precisamos estar sempre nos adaptando, mudando e ajustando. Tenha disciplina, cumpra as suas metas e não esqueça de pedir ajuda quando necessário!

Related Posts

Share This

Deixe um comentário!